O Que É Biohacking

O Que É Biohacking

“Biohacking é a arte e a ciência de usar a natureza, a tecnologia (para imitar os efeitos da natureza) e a  autoexperimentação para otimizar sua saúde.”

Essa definição é do biohacker britânico Tim Gray.

E a definição de biohacker que eu gosto é a do Dave Asprey, e ela está no dicionário Merriam-Webster:

“Um biohacker é alguém que usa a ciência e a tecnologia para fazer o seu corpo funcionar melhor e de forma mais eficiente.”

Esse biohacking do qual estou falando não tem nada a ver com implantar dispositivos sob a pele ou no cérebro para controlar aparelhos eletrônicos ou tomar injeções de hormônios para desenvolver a visão noturna e coisas desse tipo. Isso já é possível, mas de maneira nenhuma estou me referindo a esse tipo de intervenção.

Eu me considero uma biohacker desde 2014, quando comecei a ler sobre o assunto e decidi começar a me alimentar melhor, a meditar de vez em quando, a me movimentar mais, a ter mais contato com a natureza, a não dormir muito tarde, entre outras coisas. O início é simples assim, e quando você estiver dormindo melhor, tiver menos dores e mais energia e se tornar uma pessoa mais feliz e mais produtiva no dia a dia, você começará a usar técnicas mais avançadas com o objetivo de sentir-se quase 100% bem o tempo todo, sem remédios alopáticos e a viver assim por muitos e muitos anos.

Além de primeiramente se voltar ao que a natureza tem a oferecer, se necessário poderemos recorrer a diversos aparelhos e técnicas. Por exemplo, em locais onde não há muito sol, algumas pessoas usam lâmpadas especiais e tomam suplementos de vitamina D. Quando não é possível frequentar a academia por falta de tempo ou dinheiro, ou se exercitar ao ar livre por causa do clima, ou quando não se tem suficiente espaço para isso, há maneiras de otimizar seus movimentos. Quando uma dor física ocorrer, em vez de tomar um analgésico, que contém várias contraindicações e efeitos adversos, há muitas soluções naturais e vários aparelhos e técnicas que ajudarão a diminuir essa dor.

Um biohacker aprende tudo isso e vai testando tudo em si mesmo, até descobrir o que funciona melhor para o seu organismo. Cada pessoa é única e coisas que funcionam muito bem para mim podem ter um efeito diferente em outra pessoa.

Nas próximas postagens mostrarei como as técnicas de biohacking podem nos ajudar a dormir melhor, perder peso de forma gradual e saudável, desintoxicar o corpo e a mente de alimentos e ambientes nocivos e muito mais, e, assim, viver uma vinda mais longa, saudável e feliz.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.